Plásticos na Economia Circular

Graças à versatilidade e alta eficiência em recursos, os plásticos tornaram-se materiais essenciais em setores estratégicos, como embalagens, construção civil, transporte, energias renováveis, dispositivos médicos ou desporto, para citar apenas alguns exemplos. Os materiais e produtos plásticos podem ser extremamente eficientes em termos de recursos durante toda a sua vida útil, uma vez que respondam a soluções de design que se baseiam numa visão geral dos diferentes estágios de ciclo de vida do produto e as inovações sejam feitas sob medida com base nessa visão ampliada. Durante as fases de produção e utilização, os plásticos oferecem frequentemente as maiores poupanças de recursos. Por exemplo, as propriedades de isolamento dos plásticos podem poupar 250 vezes a energia gasta na sua produção; a inclusão de peças de plástico nos automóveis pode reduzir quatro vezes o seu impacto ambiental; as embalagens de plástico prolongam significativamente a vida útil dos alimentos, reduzindo a deterioração e o desperdício.

Nesse contexto, a técnica de Avaliação do ciclo de vida (Life-cycle Assessment – LCA) desempenha um papel fundamental na seleção de materiais para criação de um produto. No final de sua vida útil, os plásticos podem ser reparados ou reutilizados, mas, em última análise, eles tornar-se-ão resíduos, e esses resíduos são, na verdade, um novo recurso que deve ser devolvido ao seu ciclo de vida, fechando assim o ciclo da Economia Circular.

No entanto, para se beneficiar de todo o potencial dos plásticos pós-uso, é necessário implementar as opções mais sustentáveis de gestão de resíduos, ou seja, promover a reciclagem, recuperar a energia como um tratamento complementar e restringindo a deposição em aterros de qualquer resíduo recuperável.

Assim, a linha de investigação de estudos de LCA propõe o desenvolvimento de ações educativas e exposição para partilha de informações que sirvam como ferramentas que fornecer à sociedade conhecimento científico ambientalmente sólido, para apoiar suas decisões de compra ecologicamente conscientes.