ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (https://www.iscte-iul.pt) é uma universidade pública portuguesa criada em 1972, dedicada as áreas de Gestão e Economia, Humanidades, Ciências Sociais e Políticas Públicas, TIC e Arquitetura, classificada entre as melhores universidades jovens do mundo >150 (THE Ranking) e, em 2022, obteve certificação ambiental pela norma ISO 14001:2015. Com mais de 13 000 estudantes, em programas de graduação (41%) e pós-graduação (59%), 316 docentes de carreira, 454 investigadores afetos a I&D e 280 funcionários não docentes.
Associado ao MoPRA está o CIES-Iscte – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (https://cies.iscte-iul.pt/np4/34/), que é uma unidade de investigação na área das ciências sociais. Dedicado ao estudo dos problemas sociais contemporâneos numa perspetiva multidisciplinar, a sua área principal é a sociologia, mas tem atividade muito relevante em políticas públicas, ciência política, comunicação, educação, história moderna e contemporânea e serviço social. O Centro participa em numerosos projectos e redes financiados a nível nacional e europeu e gere 7 programas de doutoramento.
CIES-Iscte é uma das oito unidades de investigação do Iscte e que integra com outras cinco unidades o Sociodigital Lab for Public Policy (https://sociodigitallab.iscte-iul.pt); as restantes unidades – CRIA-Iscte e IT-Iscte – integram o Laboratório para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST) e o Instituto de Telecomunicações (IT), respetivamente.