Estudo de Bioplásticos para embalagens
As embalagens são os plásticos com menor vida útil, especialmente as embalagens para alimentos. No entanto, o desenvolvimento de embalagens de alta qualidade e tamanhos adequados às necessidades contemporâneas são fundamentais para o aumento da durabilidade e segurança alimentar, além de evitar o desperdício de alimentos. Portanto, é fundamental encontrar soluções que garantam saúde e conforto dos consumidores, mas que não imponham ônus significativos aos proprietários de marcas e fabricantes e possuam origem sustentável.
Contudo, ainda existem lacunas críticas no conhecimento para compreensão mais aprofundada das características moleculares dos materiais químicos e biológicos, para que possam responder adequadamente às exigências do setor industrial.
Neste sentido, a justificativa desta linha de investigação é compreender que materiais poderão ser úteis para a criação de novas embalagens alimentares sustentáveis, cujo desenvolvimento seja economicamente viável, contínuo e de uso para alimentos.