Na próxima sexta-feira, 27 de setembro de 2024, acontece a Noite Europeia dos Investigadores. Um grande evento internacional que segue na sua 11ª edição consecutiva em Portugal, cujo objetivo é sensibilizar os mais jovens para a relevância da investigação e inovação na Europa com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo, mas também para o facto das carreiras científicas poderem ser determinantes para encontrar soluções que minimizem problemas da sociedade. Não obstante, a ideia não é apenas a sensibilização passiva e unidirecional, mas antes criar oportunidades para a partilha de preocupações e expetativas sobre como a ciência deve contribuir para encontrar soluções de forma a mitigar as consequências das alterações climáticas e promover o desenvolvimento sustentável.

A equipa do projeto MoPRA participará desta grande celebração da ciência, com a atividade “Natural ou Artificial: eis a questão?”, que acontecerá das 19 às 21h, no Museu Nacional de História Natural e das Ciências e é aberta a todas as idades.

Nesta atividade, os participantes utilizarão a visão, tato e olfato para tentar perceber as diferenças entre materiais naturais, como marfim, e materiais artificiais imitativos, nomeadamente os plásticos, promovendo a conscientização de como os nossos sentidos contribuem para a perceção do que é natural. Compreender a nossa conexão sensorial com os materiais que nos rodeiam é essencial para assegurar um futuro sustentável. A atividade inclui uma discussão em grupo sobre as propriedades dos materiais que os ajudaram a determinar se o material é natural ou artificial, como por exemplo o brilho, a cor, a textura ou flexibilidade.

Também está planeado um inquérito sobre a perceção pública dos plásticos com base nas notícias dos jornais portugueses.