A equipa do projeto “Metamorfose dos Plásticos” (MoPRA) realizou uma visita técnica no acervo de coleções patrimoniais da Fundação EDP, em 22 de Fevereiro de 2024.
A Doutora Rosa Goy, coordenadora destas coleções, apresentou aos investigadores Susana Sá, Artur Neves, Breno Borges e Mariana Soler e a coordenadora Maria Elvira Callapez alguns objetos do acervo, com destaque para aqueles produzidos em madeira, cerâmica e material sintético, mas que possuíam a mesma função, como os interruptores destacados nas imagens desta notícia.
Parte dos objetivos do projeto “Metamorfose dos plásticos – a realidade e as múltiplas abordagens de um material” é o estudo dos materiais e seu design; como o plástico foi um material fundamental na mudança da forma dos objetos quotidianos, não apenas pela imitação de matérias primas já existentes, como a marfim, madeira e a cerâmica, mas como um material com capacidades únicas de mobilidade, adaptabilidade, cores, dureza e disponibilidade.
Deste modo, o estudo do acervo da EDP permite identificar algumas séries de objetos que realizam a mesma função, como as tomadas e os interruptores, que foram produzidas ao longo do século XX por diferentes materiais. Caberá a equipa de investigadores do projeto “Metamorfose dos Plásticos” perceber quais são esses materiais e porque eles mudaram ao longo do tempo. Algumas perguntas que podem ser feitas são:
– Faltou de matéria prima, por exemplo, no período entre guerras?
– Os novos materiais possuíam menor valor de produção?
– Era melhor a aceitação no mercado?
– Os novos produtos ofereciam mais segurança aos consumidores?
– Os novos produtos eram mais fáceis de ser produzidos?
– Houve alguma alteração na legislação do período que obrigou a alteração da produção desses objetos?
Nosso trabalho em campo está no início. Caso tenham sugestões de coleções cheias de objetos de plástico para conhecermos, dúvidas, sugestões ou críticas, enviem mensagens para nós!
Legendas foto destaque: Interruptores variados. Coleções Patrimoniais. Fundação EDP.