Na última quarta-feira, dia 15 de maio de 2024, a coordenadora do projeto “MoPRA – Metamorfose dos Plásticos” Maria Elvira Callapez e o investigador Artur Neves participaram do encontro As Ciências do Património de Mãos Dadas com as Instituições Culturais.  Junto com outros projetos inovadores na área da Conservação do Património, foi apresentado o objetivo geral do projeto, suas principais linhas de trabalho e primeiros resultados.

Artur Neves também destacou a investigação já realizada com os pentes produzidos em Guimarães, pela Fábrica Pátria. Neste caso, tanto os pentes, como a própria instituição tem servido como objetos de estudo para o projeto “Metamorfose dos Plásticos”: de artigos de luxo produzidos de carapaças de tartarugas a materiais populares encontrados em farmácias e uma pequena fábrica de celulóide, que se tornou um importante pólo industrial no centro de Guimarães e, com sua falência em 2009, foi convertido no Centro Cultural de Guimarães, onde guarda uma coleção dos objetos de plásticos produzidos por essa indústria.

Para conhecer a história dos pentes em Portugal, o artigo completo encontra-se disponível em: https://journals.openedition.org/lerhistoria/12438