Exposição

O principal espaço de comunicação dos resultados das investigações realizadas nos projeto “MoPRA: Metamorfoses dos plásticos – a realidade e as múltiplas abordagens a um material” e integração com os diferentes parceiros locais será a realização de uma grande e interativa exposição de longa duração e a publicação de seu respetivo catálogo, bilíngue. Para tanto será necessário todo o trabalho de pesquisa em diferentes acervos por objetos que contam a história dos plásticos, desde início do século XX em Portugal até a contemporaneidade. Trata-se de uma exposição de acervos documentais e cultural material.

Quanto ao audiovisual, serão produzidos pequenos documentários sobre as investigações diferentes linhas de investigação do projeto, como os temas economia circular, ética e conservação, bem como a inovação na atividade industrial em Portugal. Estes vídeos estarão disponíveis em ecrãs na exposição e no site do projeto.

Por fim, a exposição também servirá de um espaço de experimentação de vitrinas de conservação para objetos feitos em celulóide, uma vez que este é um material muito instável e inflamável e que as soluções existentes até o momento são custosas e trabalhosas. Estas caixas serão resultados práticos e já aplicados da linha investigação em conservação.

No decorrer da exposição, será desenvolvido um projeto educativo para acompanhar o público visitante.